- Aula 20: 24/04/2020
- Tema: Os índios e sua diversidade cultural
- Conteúdo:
- Texto informativo sobre os Povos indígenas, e os tipos de língua;
- Receitinha indígena;
- Arte;
- Religiosidade: história bíblica.
- Objetivo:
- Despertar o interesse pela cultura indígena;
- Trabalhar a criatividade;
- Trabalhar a imaginação.
- Acolhida:
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DE OLHO NO TEXTO👀👇
Línguas
Atualmente, mais de 160 línguas e
dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de
quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International,
2009). Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número
devia ser próximo de mil.
No processo de colonização, a língua
Tupinambá, por ser a mais falada ao longo da costa atlântica, foi incorporada
por grande parte dos colonos e missionários, sendo ensinada aos índios nas
missões e reconhecida como Língua Geral ou Nheengatu. Até hoje, muitas palavras
de origem Tupi fazem parte do vocabulário dos brasileiros.
Da mesma forma que o Tupi influenciou o
português falado no Brasil, o contato entre povos faz com que suas línguas
estejam em constante modificação. Além de influências mútuas, as línguas
guardam entre si origens comuns, integrando famílias linguísticas, que, por sua
vez, podem fazer parte de divisões mais englobantes - os troncos linguísticos.
Se as línguas não são isoladas, seus falantes tampouco. Há muitos povos e
indivíduos indígenas que falam e/ou entendem mais de uma língua; e, não raro,
dentro de uma mesma aldeia fala-se várias línguas - fenômeno conhecido como
multilinguíssimo.
Em meio a essa diversidade, apenas 25
povos têm mais de cinco mil falantes de línguas indígenas: Apurinã, Ashaninka, Baniwa, Baré , Chiquitano, Guajajara, Guarani( Ñandeva, Kaiowá, Mbya), Galibi do Oiapoque, Ingarikó, Huni Kuin, Kubeo, Kulina, Kaingang, Mebêngôkre, Macuxi, Munduruku, Sateré Mawé, Taurepang, Terena, Ticuna, Timbira, Tukano, Wapichana, Xavante, Yanomami, e Ye'kwana.
Conhecer esse extenso repertório tem
sido um desafio para os linguistas, assim como mantê-lo vivo e atuante tem sido
o objetivo de muitos projetos de educação escolar indígena.
MOMENTO DA RELIGIOSIDADE
Vamos nessa aventura maravilhosa
bíblica? Clique no vídeo abaixo.
Com a ajuda do papai ou da mamãe
responda as perguntas oralmente: Não esquece de tirar
fotos e enviar pra gente. A tia quer te ver realizando as tarefas.
- Você gostou da história?
- O que você mudaria no final da história?
- Você aprendeu o que com a história?
Agora chegou a sua
vez de criar um final da história como você queria que terminasse.
HORA DA ARTE
Agora é a hora da arte. Clique no vídeo
abaixo.
Hum...que tal fazer essa receitinha
indígena? Clique no vídeo abaixo.
E por hoje é só!
Tenha um lindo fim de semana!
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