- Aula 14: 15/04/2020
- Tema: Os primeiros habitantes do Brasil
- Conteúdo:
- Revisando as vogais “O” e “I”;
- Revisando o alfabeto.
- Objetivos:
- Identificar as influências indígenas na nossa culinária;
- Traçar as vogais “I” e “O” na forma bastão e cursiva;
- Traças palavras que contenham as vogais “I” e “O”;
- Identificar as vogais “I” e “O” no alfabeto.
- Acolhida:
Prontos para mais um dia de aula? Vamos
começar pelo momento mais importante do dia... a nossa oração! Chama
toda a família e vamos orar juntos. Clique no vídeo abaixo:👇
Após a nossa oração, chegou a hora de esticar
o esqueleto! Nada de sedentarismo! Chama todos que estiverem em casa, clica
no vídeo abaixo e vamos nos divertir!👇
Você já se declarou para a sua família
hoje? Já falou para a mamãe e para o papai que os ama? Aproveita o momento
do carinho, clica no vídeo abaixo e chama todos para cantar juntos.👇
CONVERSANDO SOBRE O TEMA...
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
ALIMENTAÇÃO INDÍGENA
Todos os dias, nessa semana, temos falado um pouco sobre a
cultura indígena e sua contribuição para o enriquecimento da nossa cultura.
Hoje vamos conhecer um pouco sobre a
culinária dos Índios e alguns alimentos que consumimos devido ao que aprendemos
com eles.
“A alimentação indígena costumava ser
baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e
carnes de caça. Frutos como o caju e o açaí eram comuns na alimentação de povos
de algumas localidades, como o Norte e o Nordeste brasileiros. Os índios do
Norte também consumiam muito o guaraná como fonte de energia para as atividades
diárias e para a guerra. A mandioca era a principal fonte de carboidrato deles,
por isso era amplamente cultivada. A tapioca e a farinha de mandioca eram maneiras
de estocar a mandioca para a utilização posterior.
Hoje em dia, apesar de manterem muitos
hábitos alimentares, os indígenas que permaneceram tiveram que se adaptar aos
hábitos alimentares da sociedade brasileira contemporânea. A caça, a pesca e a
coleta, que eram possíveis quando as florestas eram preservadas, já não são
mais suficientes para alimentar a pequena população indígena, devido ao
desmatamento.”
- Uma curiosidade: Você sabia que aprendemos com os Índios a nos alimentarmos
com: Mandioca,
milho, canjica, frutos do mar, guaraná, palmito, pamonha, tapica(beiju), manué,
cuscuz(milho), abacaxi, entre outros? Você já comeu alguns desses alimentos? Quais?
Esse texto legal,
a tia encontrou num site bem interessante, e o link está logo abaixo, caso você
queira ler um pouco mais sobre o assunto.👇
HORA DA EXPERIÊNCIA
HORA DA REVISÃO
Prontos para uma experiência legal? Para realizar essa receita de comida típica indígena, você vai precisar da ajuda de um responsável, tá?! Agora é só clicar no vídeo e "Mãos na massa!"👇
Amorzinho... hoje vamos revisar as letras
“O” e “I”.
Observe as palavras abaixo:👇
MILHO – OCA – ÍNDIO – MANDIOCA – BEIJÚ
Com a ajuda de um responsável, escreva as palavras
acima numa folha avulsa. Em seguida, pinte de vermelho
as vogais “O” e “I” presentes nas palavras.
Não podemos deixar de revisar o nosso alfabeto, não é mesmo? Clica no vídeo abaixo e preste muita atenção.👇
Ainda usando uma folha avulsa, escreva
livremente as vogais “O” e “I” na forma bastão e cursiva, várias vezes. Observe
o vídeo a seguir:👇
- Atividade de Caligrafia, p. (33 e
34).
HORA DO CONTO
Prontos para mais uma lenda Indígena?
Clique no vídeo abaixo e embarque nessa aventura!👇
Agora a tia vai fazer umas perguntas para você
responder oralmente:
- Qual o nome da lenda?
- Você gostou da história?
- Quais personagens você consegue lembrar?
- Você já conhecia essa lenda?
- Você gostou do final?
- E se pudesse mudar o final da história, qual seria?
Agora, desenhe numa folha avulsa a parte da
história que você mais gostou. Capriche, tá?!
Não esquece de fotografar as suas atividades. A tia
está ansiosa para ver!
E por hoje é só, meu amor!
Amanhã te espero aqui para mais diversão e
aprendizado!
Beijinhoquitas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário