terça-feira, 14 de abril de 2020


- G3
- Aula 14: 15/04/2020
- Tema: Os primeiros habitantes do Brasil
- Conteúdo:
  • Continuação: Encontro Vocálico;
  • Revisando o alfabeto.

- Objetivos:
  • Identificar as influências indígenas na nossa culinária;
  • Reconhecer e traçar alguns encontros vocálicos;
  • Identificar os encontros vocálicos contidos nas palavras.

- Acolhida:
Prontos para mais um dia de aula? Vamos começar pelo momento mais importante do dia... a nossa oração! Chama toda a família e vamos orar juntos. Clique no vídeo abaixo:👇
Após a nossa oração, chegou a hora de esticar o esqueleto! Nada de sedentarismo! Chama todos que estiverem em casa, clica no vídeo abaixo e vamos nos divertir!👇
Você já se declarou para a sua família hoje? Já falou para a mamãe e para o papai que os ama? Aproveita o momento do carinho, clica no vídeo abaixo e chama todos para cantar juntos.👇
CONVERSANDO SOBRE O TEMA...
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
ALIMENTAÇÃO INDÍGENA
Todos temos falado um pouco sobre a cultura indígena e sua contribuição para o enriquecimento da nossa cultura.
Hoje vamos conhecer um pouco sobre a culinária dos Índios e alguns alimentos que consumimos devido ao que aprendemos com eles.
“A alimentação indígena costumava ser baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, raízes, caules, peixes e carnes de caça. Frutos como o caju e o açaí eram comuns na alimentação de povos de algumas localidades, como o Norte e o Nordeste brasileiros. Os índios do Norte também consumiam muito o guaraná como fonte de energia para as atividades diárias e para a guerra. A mandioca era a principal fonte de carboidrato deles, por isso era amplamente cultivada. A tapioca e a farinha de mandioca eram maneiras de estocar a mandioca para a utilização posterior.
Hoje em dia, apesar de manterem muitos hábitos alimentares, os indígenas que permaneceram tiveram que se adaptar aos hábitos alimentares da sociedade brasileira contemporânea. A caça, a pesca e a coleta, que eram possíveis quando as florestas eram preservadas, já não são mais suficientes para alimentar a pequena população indígena, devido ao desmatamento.”
- Uma curiosidade: Você sabia que aprendemos com os Índios a nos alimentarmos com: Mandioca, milho, canjica, frutos do mar, guaraná, palmito, pamonha, tapica(beiju), manué, cuscuz(milho), abacaxi, entre outros? Você já comeu alguns desses alimentos? Quais?

Esse texto legal, a tia encontrou num site bem interessante, e o link está logo abaixo, caso você queira ler um pouco mais sobre o assunto.👇


HORA DA EXPERIÊNCIA

Prontos para uma experiência legal? Para realizar essa receita de comida típica indígena, você vai precisar da ajuda de um responsável, tá?! Agora é só clicar no vídeo e "Mãos na massa!"👇
HORA DA REVISÃO
Amorzinho... hoje vamos revisar os Encontros Vocálicos.
Observe as palavras abaixo:
ÍNDIO – CADEIRA – AMEIXA – PEIXE – CADEIRA – NOITE – DIA – SOUZA – LEITE
- Com a ajuda de um responsável, escreva as palavras acima numa folha avulsa. Em seguida, pinte de vermelho os “Encontros Vocálicos” presentes nas palavras.
- Observe a imagem a seguir:👇
Agora escreva livremente os "Encontros Vocálicos" acima, várias vezes numa folha avulsa. Capriche na letra, tá?!
- Atividade de Caligrafia, p. (19 a 21).
Não podemos esquecer de revisar o nosso alfabeto, não é mesmo?! Clique no vídeo abaixo e se divirta!👇
HORA DO CONTO

Prontos para mais uma lenda Indígena? Clique no vídeo abaixo e embarque nessa aventura!👇
Agora a tia vai fazer umas perguntas para você responder oralmente:
  • Qual o nome da lenda?
  • Você gostou da história?
  • Quais personagens você consegue lembrar?
  • Você já conhecia essa lenda?
  • Você gostou do final?
  • E se pudesse mudar o final da história, qual seria?

Agora, desenhe numa folha avulsa a parte da história que você mais gostou. Capriche, tá?!
Não esquece de fotografar as suas atividades. A tia está ansiosa para ver!
E por hoje é só, meu amor!
Amanhã te espero aqui para mais diversão e aprendizado!
Beijinhoquitas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- ATIVIDADES LÚDICAS (TURNO OPOSTO) - Aula 41:  28/05/2020 - Tema:  “A cidade onde moro” - Conteúdo: Conversando sobre o tema; Hora...