- Aula 15: 16/04/2020
- Tema: Os primeiros habitantes do Brasil
- Conteúdo:
- Sequência numérica;
- Revisando os números estudados;
- Identificando os números e suas quantidades.
- Revisando o conceito “Mais e menos”.
- Objetivos:
- Aprender alguns costumes indígenas;
- Identificar os números de 1 a 50;
- Contar, escrever e compreender a associar a quantidade de cada número estudado.
- Compreender e aplicar o conceito “mais-menos” em diversas situações do dia a dia.
- Acolhida:
Prontos para mais um dia de aula? Vamos
começar pelo momento mais importante do dia... a nossa oração! Chama
toda a família e vamos orar juntos. Clique no vídeo abaixo:👇
Após a nossa oração, chegou a hora de esticar
o esqueleto! Nada de sedentarismo! Chama todos que estiverem em casa, clica
no vídeo abaixo e vamos nos divertir! 👇
Amorzinho... Como está o seu coraçãozinho? Você está cuidando bem dele? Vamos agora curtir o momento
do carinho. Clica no vídeo abaixo e chama todos para cantar juntos. 👇
CONVERSANDO SOBRE O TEMA...
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
COSTUMES INDÍGENAS
"As sociedades indígenas prezam muito
por duas coisas: respeito e ligação com a natureza e respeito à sabedoria dos
anciãos. É ainda comum nas tribos indígenas o pensamento de uma vivência
sustentável — retirando da natureza somente aquilo que é necessário para a
manutenção da vida. As pessoas mais velhas são consideradas mais sábias, o que
garante a elas certa autoridade dentro da tribo.
Os povos falantes do tupi estabeleciam
uma divisão do trabalho baseada no gênero e na idade. Idosos e crianças não
trabalhavam, exceto espantando pássaros e outros animais das plantações. As
meninas adolescentes ajudavam no cuidado das crianças mais novas. Homens
adultos fabricavam utensílios de caça, pesca e guerra, também fabricavam
canoas, guerreavam, caçavam e preparavam a terra para o cultivo. Já as mulheres
adultas eram as responsáveis pelas atividades agrícolas, pela coleta, pela
fabricação de utensílios domésticos, pela preparação de alimentos e pelo
cuidado das crianças.
Os índios, antes da colonização, viviam
de maneira autônoma, sem a presença de elementos políticos e governamentais e
de Estado. A gestão era coletivista, baseada na cooperação entre os membros de
uma mesma tribo e em alianças e guerras entre tribos diferentes."
Esse texto
legal, a tia encontrou num site bem interessante, e o link está logo abaixo,
caso você queira ler um pouco mais sobre o assunto. 👇
POR DENTRO DO ASSUNTO...
Amorzinho... hoje vamos revisar os
números, prestando bem atenção a quantidade que cada um representa. Vamos agora
assistir ao vídeo abaixo com muita atenção. 👇
Com a ajuda de um responsável, escreva todos os
números que você viu no vídeo numa folha avulsa. Em seguida, pinte de laranja os seguintes
números: 👇
4 – 7 – 9 – 18 – 25 – 34 – 47
- Ainda usando uma folha avulsa,
desenhe pequenos conjuntos e em cada um represente a quantidade de cada número
acima, desenhando objetos. Observe como a tia fez na imagem logo abaixo. 👇
- Em seguida, escreva a sequência
numérica de 1 a 50.
HORA DA ARTE
Fofura... pronto para fazer uma arte
bem legal? É só clicar no vídeo abaixo e se divertir!! 👇
HORA DO CONTO
Prontos para mais uma lenda Indígena?
Clique no vídeo abaixo e embarque nessa aventura! 👇
Agora a tia vai fazer umas perguntas para você
responder oralmente:
- Qual o nome da lenda?
- Você gostou da história?
- Quais personagens você consegue lembrar?
- Você já conhecia essa lenda?
- Você gostou do final?
- E se pudesse mudar o final da história, qual seria?
Agora, desenhe numa folha avulsa a parte da
história que você mais gostou. Capriche, tá?!
Não esquece de fotografar as suas atividades. A tia
está ansiosa para ver!
E por hoje é só, meu amor!
Amanhã te espero aqui para mais diversão e
aprendizado!
Beijinhoquitas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário