quarta-feira, 15 de abril de 2020

- G3
- Aula 15: 16/04/2020
- Tema: Os primeiros habitantes do Brasil
- Conteúdo:
  • Sequência numérica;
  • Revisando os números estudados;
  • Identificando os números e suas quantidades.
  • Revisando o conceito “Mais e menos”.
- Objetivos:
  • Aprender alguns costumes indígenas;
  • Identificar os números de 1 a 50;
  • Contar, escrever e compreender a associar a quantidade de cada número estudado.
  • Compreender e aplicar o conceito “mais-menos” em diversas situações do dia a dia.
- Acolhida:
Prontos para mais um dia de aula? Vamos começar pelo momento mais importante do dia... a nossa oração! Chama toda a família e vamos orar juntos. Clique no vídeo abaixo:👇
Após a nossa oração, chegou a hora de esticar o esqueleto! Nada de sedentarismo! Chama todos que estiverem em casa, clica no vídeo abaixo e vamos nos divertir!👇
Amorzinho... Como está o seu coraçãozinho? Você está cuidando bem dele? Vamos agora curtir o momento do carinho. Clica no vídeo abaixo e chama todos para cantar juntos.👇
CONVERSANDO SOBRE O TEMA...
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
COSTUMES INDÍGENAS
"As sociedades indígenas prezam muito por duas coisas: respeito e ligação com a natureza e respeito à sabedoria dos anciãos. É ainda comum nas tribos indígenas o pensamento de uma vivência sustentável — retirando da natureza somente aquilo que é necessário para a manutenção da vida. As pessoas mais velhas são consideradas mais sábias, o que garante a elas certa autoridade dentro da tribo.
Os povos falantes do tupi estabeleciam uma divisão do trabalho baseada no gênero e na idade. Idosos e crianças não trabalhavam, exceto espantando pássaros e outros animais das plantações. As meninas adolescentes ajudavam no cuidado das crianças mais novas. Homens adultos fabricavam utensílios de caça, pesca e guerra, também fabricavam canoas, guerreavam, caçavam e preparavam a terra para o cultivo. Já as mulheres adultas eram as responsáveis pelas atividades agrícolas, pela coleta, pela fabricação de utensílios domésticos, pela preparação de alimentos e pelo cuidado das crianças.
Os índios, antes da colonização, viviam de maneira autônoma, sem a presença de elementos políticos e governamentais e de Estado. A gestão era coletivista, baseada na cooperação entre os membros de uma mesma tribo e em alianças e guerras entre tribos diferentes."
Esse texto legal, a tia encontrou num site bem interessante, e o link está logo abaixo, caso você queira ler um pouco mais sobre o assunto.👇
POR DENTRO DO ASSUNTO...
Amorzinho... hoje vamos revisar os números, prestando bem atenção a quantidade que cada um representa. Vamos agora assistir ao vídeo abaixo com muita atenção.👇
Com a ajuda de um responsável, escreva todos os números que você viu no vídeo numa folha avulsa. Em seguida, pinte de laranja os seguintes números:👇
4 – 7 – 9 – 18 – 25 – 34 – 47
- Ainda usando uma folha avulsa, desenhe pequenos conjuntos e em cada um represente a quantidade de cada número acima, desenhando objetos. Observe como a tia fez na imagem logo abaixo.👇
- Em seguida, escreva a sequência numérica de 1 a 50.
HORA DA ARTE

Fofura... pronto para fazer uma arte bem legal? É só clicar no vídeo abaixo e se divertir!!👇
HORA DO CONTO
Prontos para mais uma lenda Indígena? Clique no vídeo abaixo e embarque nessa aventura!👇
Agora a tia vai fazer umas perguntas para você responder oralmente:
  • Qual o nome da lenda?
  • Você gostou da história?
  • Quais personagens você consegue lembrar?
  • Você já conhecia essa lenda?
  • Você gostou do final?
  • E se pudesse mudar o final da história, qual seria?
Agora, desenhe numa folha avulsa a parte da história que você mais gostou. Capriche, tá?!
Não esquece de fotografar as suas atividades. A tia está ansiosa para ver!
E por hoje é só, meu amor!
Amanhã te espero aqui para mais diversão e aprendizado!
Beijinhoquitas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- ATIVIDADES LÚDICAS (TURNO OPOSTO) - Aula 41:  28/05/2020 - Tema:  “A cidade onde moro” - Conteúdo: Conversando sobre o tema; Hora...