quinta-feira, 23 de abril de 2020


- CRECHE
- Aula 20: 24/04/2020
- Tema: Os índios e sua diversidade cultural
- Conteúdo:

- Objetivos:
  • Reconhecer os tipos de língua que os índios costumam falar;
  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Identificar as cores em vários objetos;

- Acolhida:
Vamos começar outra aula bem legal... vocês estão animados? Clique no vídeo abaixo.👇
 
Gente... é muito importante o nosso momento do carinho! Clique no vídeo abaixo e aproveite!👇
 
Chegou a Hora de sacudirmos o esqueleto! Chame todo mundo dentro de casa, puxe o sofá e vamos nessa! Clique no vídeo abaixo.👇
 
O TEMA DESSA SEMANA É...

Após observar a imagem, você percebeu que o nosso tema é sobre os “Índios”. Esse povo que deve ser homenageado, pois representam as nossas raízes. Esse ato, de certa forma, está entregando a honra e o respeito que todos eles merecem. Portanto, o dia 19 de abril é essa data tão importante que deve ser lembrada com muito respeito.

DE OLHO NO TEXTO:

Línguas
Atualmente, mais de 160 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International, 2009). Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil.
No processo de colonização, a língua Tupinambá, por ser a mais falada ao longo da costa atlântica, foi incorporada por grande parte dos colonos e missionários, sendo ensinada aos índios nas missões e reconhecida como Língua Geral ou Nheengatu. Até hoje, muitas palavras de origem Tupi fazem parte do vocabulário dos brasileiros.
Da mesma forma que o Tupi influenciou o português falado no Brasil, o contato entre povos faz com que suas línguas estejam em constante modificação. Além de influências mútuas, as línguas guardam entre si origens comuns, integrando famílias linguísticas, que, por sua vez, podem fazer parte de divisões mais englobantes - os troncos linguísticos. Se as línguas não são isoladas, seus falantes tampouco. Há muitos povos e indivíduos indígenas que falam e/ou entendem mais de uma língua; e, não raro, dentro de uma mesma aldeia fala-se várias línguas - fenômeno conhecido como multilinguismo.
Em meio a essa diversidade, apenas 25 povos têm mais de cinco mil falantes de línguas indígenas: ApurinãAshaninkaBaniwaBaré , ChiquitanoGuajajaraGuarani( ÑandevaKaiowáMbya), Galibi do OiapoqueIngarikóHuni KuinKubeoKulinaKaingangMebêngôkre, MacuxiMundurukuSateré MawéTaurepang, TerenaTicunaTimbiraTukano, WapichanaXavanteYanomami, e Ye'kwana.
Conhecer esse extenso repertório tem sido um desafio para os linguistas, assim como mantê-lo vivo e atuante tem sido o objetivo de muitos projetos de educação escolar indígena.
HORA DA RELIGIOSIDADE:
História Bíblica
HORA DO CONTO
 Agora chegou a hora do conto. Está curioso(a)? clique no vídeo abaixo e se divirta nessa aventura.
Após assistir a história, com a ajuda do papai ou da mamãe, utilize uma folha avulsa e faça um lindo desenho do que você gostou na historinha. 
Não esquece de tirar fotos e enviar pra gente. A tia quer te ver realizando as tarefas.
HORA DA DINÂMICA
Vamos agora para mais um momento divertido, é a hora da dinâmica.
Para realizar essa dinâmica precisaremos da ajuda de um responsável. Pegue vários brinquedos e faça questionamentos sobre a cor de cada brinquedo à mesma. Estimule-a a falar, relacione a algo que possui a mesma cor, por ex :amarelo, que está na cor do sol, verde está nas folhas das árvores e assim por diante.
E por hoje é só!
Tenha um lindo fim de semana!
Te espero novamente na segunda-feira!


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