domingo, 12 de abril de 2020

- G3
- Aula 12: 13/04/2020
- Tema: Os primeiros habitantes do Brasil
- Conteúdo:
  • Continuação: Encontro vocálico
- Objetivos:
  • Entender quem são os “Índios” brasileiros;
  • Reconhecer os “encontros vocálicos” em palavras contidas em textos;
  • Traçar os “encontros vocálicos”;
  • Traças palavras que contenham “encontros vocálicos”.
- Acolhida:
Prontos para mais um dia de aula? Vamos começar pelo momento mais importante do dia... a nossa oração! Chama toda a família e vamos orar juntos. Clique no vídeo abaixo:👇
Após a nossa oração, chegou a hora de esticar o esqueleto! Nada de sedentarismo! Chama todos que estiverem em casa, clica no vídeo abaixo e vamos nos divertir!👇
Você já se declarou para a sua família hoje? Já falou para a mamãe e para o papai que os ama? Aproveita o momento do carinho, clica no vídeo abaixo e chama todos para cantar juntos.👇
O TEMA DESSA SEMANA É...
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
Fofura... você já parou para pensar quais os primeiros habitantes aqui do nosso Brasil?
Queria muito estar pertinho para ouvir a sua resposta. Fico imaginando a criatividade! 🤔💭🤭
Para sabermos a resposta para essa pergunta, precisamos voltar para o ano do “Descobrimento do Brasil”, o ano de 1500. É só clicar no vídeo abaixo:👇
Como vimos no vídeo, e através de documento históricos também, podemos perceber que quando os colonizadores portugueses chegaram aqui no Brasil, os “Índios” já moravam aqui.
A palavra “Índio”, foi dada aos primeiros habitantes do Brasil pelos portugueses. Quando eles (os portugueses) chegaram aqui, imaginaram ter chegado na ÍNDIA – país localizado no continente asiático. Por isso que eles chamaram as pessoas que moravam no Brasil de “Índios”.
Viviam aqui no Brasil, muitas tribos, como: Potiguaras, Tupinambás, Tabajaras, Tupiniquins, Caetés, Tamoios, entre outras; com sua língua, costumes, religião, enfim, eles tinham cultura própria e viviam em harmonia até a “descoberta” dos portugueses.
- Uma curiosidade para você: (os “Índios” chamavam o Brasil de PINDORAMA), que significa “terra das palmeiras”.
HORA DA ATIVIDADE
 
Observe a palavra ÍNDIO e responda oralmente:
  • Quantas letras possui?
  • Quais as vogais?
- Com a ajuda de um responsável, use uma folha avulsa para escrever a palavra ÍNDIO. Em seguida, circule o encontro vocálico presente na palavra.
- Ainda usando uma folha avulsa, trace livremente palavras que contenham encontros vocálicos, como a tia vai ensinar no vídeo a seguir:👇
- Atividade no Módulo de Linguagem, p. (20 e 21).
Com a ajuda de um responsável, leia o textinho a seguir:👇
Agora responda oralmente:
  • O texto fala sobre o quê?
  • Você gostou do texto?
Agora use uma folha avulsa para reescrever o textinho acima. A tia quer que você escreva o texto com letrinha cursiva, tá?! Logo após, circule os encontros vocálicos presentes nas palavras.
- Não podemos deixar de revisar o nosso alfabeto, não é mesmo? Clica no vídeo abaixo e preste bastante atenção!👇
HORA DO CONTO
Como a tia falou no comecinho da aula, os “Índios” tinham a sua cultura própria. E contribuíram muito para a formação da nossa cultura. Uma dessas influências foram as histórias, que chamamos de lendas. Essas lendas são contações de histórias cheias de fantasias e tradições que são transmitidas pelas comunidades ao longo do tempo.
Na aula de hoje vamos conhecer a lenda da Vitória Régia. Clique no vídeo abaixo e se encante!👇
Agora a tia vai fazer umas perguntas para você responder oralmente:
  • Qual o nome da lenda?
  • Você gostou da história?
  • Qual a personagem principal?
  • Você já conhecia essa lenda?
  • Você gostou do final?
  • E se pudesse mudar o final da história, qual seria?
- Agora, desenhe numa folha avulsa a parte da história que você mais gostou. Capriche.
Não esquece de fotografar as suas atividades. A tia está ansiosa para ver!
HORA DA BRINCADEIRA
Nós já sabemos que os primeiros habitantes do Brasil influenciaram bastante a nossa cultura. Você sabia que eles inventaram várias brincadeiras também? Confira na imagem a seguir:👇
Para essa brincadeira, você vai precisar de uma corda e algumas pessoas para participar. Boa diversão!
E por hoje é só, meu amor!
Amanhã te espero aqui para mais diversão e aprendizado!
Beijinhos no seu coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- ATIVIDADES LÚDICAS (TURNO OPOSTO) - Aula 41:  28/05/2020 - Tema:  “A cidade onde moro” - Conteúdo: Conversando sobre o tema; Hora...