quarta-feira, 1 de abril de 2020


- G3
- Aula 5: 2/04/2020
- Tema: Saúde e Alimentação Saudável
- Conteúdos: 
  • Alimentação, Nutrição e Desnutrição
  • Fazendo arte com alimentos

- Objetivos:
  • Identificar alimentos que compõem uma alimentação saudável;
  • Compreender a importância da boa alimentação para a saúde;
  • Valorizar alimentos saudáveis nas refeições;
  • Perceber que podemos utilizar alimentos que temos em casa para nos divertir.
Vamos iniciar a nossa acolhida? Clique no vídeo abaixo:
 Após a nossa oração, vamos agora, "sacudir o esqueleto"! Clique no vídeo abaixo e vamos lá!
 Agora que já fizemos a nossa acolhida e já "sacudimos o esqueleto", chegou a hora mais gostosa do dia... o momento do carinho! Isso mesmo! Chame todos que estão em casa, clique no vídeo abaixo e vamos cantar juntos!!
QUE SAUDADE DO SEU ABRAÇO!!

A NOSSA AULA DE HOJE SERÁ SOBRE...
ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E DESNUTRIÇÃO.

Amorzinho... iremos estudar hoje sobre um assunto que faz parte do nosso tema da semana: Alimentação, Nutrição e Desnutrição.
Conversamos ao longo da semana que para nos mantermos saudáveis, devemos sempre optar por alimentos nutritivos, como frutinhassuquinhos naturais ou até mesmo biscoitos com pouco sal. Isso não significa que não possamos comer um biscoitinho ou um docinho "de vez em quando". O ideal é darmos preferência a alimentos fresquinhos e se for consumir guloseimas como doces e alimentos industrializados, que seja em quantidades pequenas e não com frequência. 
A Falta de consumo de alimentos com alto valor nutritivo é uma causa comum de desnutrição. Hábitos alimentares pobres, tais como ingestão de alimentos pouco nutritivos (salgadinhos, batata frita, biscoito recheado, etc.) e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos contribuem para a desnutrição.
A desnutrição é uma condição clínica que ocorre quando há falta ou excesso de nutrientes essenciais para a vida. Quando ouvimos a palavra desnutrição, logo pensamos nas pessoas que passam fome e não possui recursos para manter uma alimentação balanceada, não é mesmo? Mas fatores genéticos e ambientais e a falta de informação sobre alimentação e nutrição também são culpados pela grande parte dos casos de desnutrição em nosso país.
Nos dias atuais, nossa rotina diária exige muito tempo de nós e, dessa forma, acabamos nos alimentando mal, com alimentos industrializados mais fáceis de preparar e sem nutrientes que consigam suprir a nossa demanda energética e nutricional diária.
 O alto consumo de alimentos ricos em gordura em geral e alimentos industrializados ricos em açúcar e sódio e a diminuição no consumo de cereais, leguminosas, frutas, legumes e verduras favorecem o desenvolvimento da desnutrição, que pode provocar problemas no metabolismo, favorecendo o aparecimento de doenças.
Agora uma conversinha com os Papais e as Mamães:
“Segundo a apresentadora e nutricionista, Gabriela Kapin, existem cinco mandamentos que toda criança precisa seguir para uma alimentação saudável:
1- Fazer as refeições sentados à mesa – a refeição deve ser um momento de prazer em família, sentados à mesa, estimula a boa alimentação, constrói momentos de diálogo e interação, além de estar na melhor posição para se comer.
2- Comer sem distração – Como dizem “a hora da refeição é uma hora sagrada”, não se deve comer assistindo televisão, mexendo no celular ou com brinquedos. É preciso concentração ao que está comendo, para melhor ingestão e digestão dos alimentos.
3- Saber e conhecer o que está comendo – ensine desde cedo a criança o nome dos alimentos e a importância deles para nosso corpo, não tente enganá-la para comer algo que não conhece, é preciso ensinar a comer bem e não manipular a criança.
4- Ter cinco cores no prato – São as vitaminas e nutrientes que dão cor aos alimentos, ter um prato colorido significa ingerir uma variedade destes nutrientes.
5- Experimentar novos alimentos – Sempre! É bom comermos coisas novas, fazer disso um hábito amplia nosso repertório e evita aquele “não gosto” sem nunca ter comido. Faça disso um jogo e será muito divertido.
-Elabore receitas que eles possam participar, além de proporcionar momentos gostosos em família, a criança visualiza o preparo do prato e por ter confeccionado, desperta o interesse em experimentar.”
Uma alimentação saudável começa em casa, incentive seus filhos desde cedo e não terá problemas no futuro.
PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EU DIGO “SIM”!
E, para complementar o que aprendemos, assista ao vídeo a seguir.
Após as explicações, agora é a hora de colocarmos em prática o que aprendemos. A atividade será no Módulo de Natureza e Sociedade, p. (83). Peça a ajuda do papai ou da mamãe!
FAZENDO ARTE
Fofura, aprendemos que os alimentos são muito importantes para nos mantermos vivos e saudáveis, não é mesmo?! Mas eles também servem para outras coisas. Podemos utilizar alimentos como frutas e sementes para fazer receitinhas para hidratar os cabelos, a pele e
etc. Alimentos como frutas, grãos e verduras possuem muitas utilidades.
Para a nossa arte de hoje, vamos utilizar uma coisa que a maioria das pessoas tem em casa, a batata. Mas não é para fazer batata frita não!😂😂😂 

Clica no vídeo abaixo e vamos descobrir essa arte bem legal! 
Peça a ajuda de um responsável para realizar a sua arte.
 Ah... Não esquece de fotografá-la! Estou hiper curiosa!!

HORA DA REVISÃO


Amorzinho, vamos relembrar os números que estudamos. Assista ao vídeo abaixo e vamos cantar, contar e se divertir!
 Agora, numa folha avulsa, anote, do seu jeitinho, os números na sequência apresentada no vídeo! Capriche!
Anota aí nossa agenda de hoje:
  •  AGENDA:
Fofura, com a ajuda do papai ou da mamãe, pesquise e cole numa folha avulsa alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis. Para facilitar a realização da atividade, veja como a tia fez, na imagem abaixo.

E por hoje é só, galerinha! Até amanhã!
Beijinhos da tia Fabí!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

- ATIVIDADES LÚDICAS (TURNO OPOSTO) - Aula 41:  28/05/2020 - Tema:  “A cidade onde moro” - Conteúdo: Conversando sobre o tema; Hora...